| Queveks Fórmulas Concentradas
13/06/2022

Construções com ambientes espaçosos e abertos são tendências. Isso faz com que os projetos estruturais sejam cada vez mais arrojados e com estruturas capazes de suportar grandes vãos. Mas e quando se fala em reformas que têm a necessidade de derrubar paredes? Nesse caso, a história muda um pouco.

O processo de quebrar uma parede requer um estudo mais detalhado sobre a construção, identificando se realmente a alvenaria pode ser eliminada sem que a estrutura seja abalada. Mas é claro que este é apenas um ponto de atenção diante de outros que precisam ser vistos antes de executar essa ação.

A seguir serão apresentadas informações importantes para quem pensa em adotar o conceito aberto ou então simplesmente aumentar o tamanho de um cômodo.

Por que derrubar uma parede?

Essa pergunta é fundamental antes de derrubar uma parede, pois a resposta irá direcionar a forma e também as dimensões e espaços da alvenaria que serão retirados. Existem diversos motivos que levam um morador ou construtor a criar um vão entre dois cômodos, sendo que os principais são:

  • Busca de uma maior iluminação natural;
  • Necessidade de ter um ambiente mais amplo e que proporcione uma melhor circulação;
  • Dar mais espaço para que o ar externo possa percorrer o interior da residência, melhorando assim o clima;
  • Criação de novos cômodos que precisam de mais espaço para móveis e outros elementos decorativos.

Os projetos norte-americanos fizeram com que o Brasil também passasse a adotar o conceito aberto em cozinhas e salas. Não é incomum entrar em residências em que a cozinha e a sala de jantar foram integradas, formando um só ambiente.

O que é importante saber antes de derrubar uma parede?

Como falado, em primeiro lugar é importante entender o real motivo que fará com que a parede seja derrubada. Saiba que existem inúmeros casos em que os moradores apresentaram os motivos e os responsáveis técnicos apresentaram novas soluções que foram melhores que uma modificação estrutural do projeto.

Mas, caso a escolha pela retirada da parede seja uma certeza, é importante entender que existem, basicamente, dois tipos de alvenaria e isso é o principal ponto a ser levado em consideração.

A parede de vedação é colocada na obra apenas com o objetivo de separar os ambientes. Nesse caso, a sustentação acontece por meio de vigas, pilares e da fundação. Este tipo de alvenaria é bem simples de retirar, basta apenas ter um cuidado especial para não encontrar as peças de sustentação.

A outra parede existente é a estrutural. Ela também apresenta a função de vedar e separar os ambientes, porém, ela faz parte da composição estrutural da edificação. Assim, a retirada pode fazer com que toda a estrutura seja abalada, podendo trazer riscos de desabamentos.

É preciso, para este último caso, consultar o projeto estrutural para verificar quais pontos podem ser derrubados e quais ações devem ser feitas para que a estrutura não seja abalada.   

Quais são os principais materiais utilizados na demolição?

A utilização das ferramentas corretas também deve ser um motivo de atenção, pois o uso correto das ferramentas fará toda a diferença no resultado, além de proporcionar o aumento da segurança durante a derrubada da parede.

Abaixo estão os principais materiais e equipamentos usados para derrubar parede:

  • Martelo com função demolidora

Este martelo demolidor é a ferramenta mais utilizada quando o assunto é demolição. Ele é composto por um material resistente e capaz de quebrar concreto e tijolos. Hoje é possível encontrar diferentes modelos deste martelo, sendo que o fato de diferenciação é o seu peso, que pode ser de 10, 13, 16 e 30 kg.

  • Cortadora manual com disco

Também conhecida como serra elétrica, a cortadora manual é usada para realizar cortes precisos na alvenaria, sendo capaz de cortar tijolos, concretos e outros materiais duros e difíceis de perfurar.

O seu tamanho reduzido é um benefício, pois ela consegue alcançar pontos específicos que as ferramentas maiores, muitas vezes, não conseguem.

  • Martelete com função de romper

Este martelete exerce, basicamente, as mesmas funções do martelo demolidor. O diferencial está no seu tamanho, que é menor do que a primeira ferramenta apresentada.

Isso faz com que ele também facilite a quebra de paredes, principalmente, em locais de difícil acesso. O ideal é que o martelete seja utilizado em conjunto com o martelo com função demolidora.

A partir das informações passadas, fica claro que quebrar parede requer um estudo, um acompanhamento técnico e o uso de materiais adequados. Dessa forma, o recomendado é sempre contar com uma equipe especializada que dará total apoio durante a execução e sempre escolher os melhores produtos do mercado para otimizar o acabamento.

A Queveks tem uma linha completa e preparada para atender a todos os tipos de obra. Aproveite para conhecer a lista de produtos e garanta a segurança e a qualidade da sua obra.

Queveks
13/06/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!