| Queveks Fórmulas Concentradas
15/08/2022

O uso da concretagem de grande volume pode ser uma boa opção para algumas obras ou etapas da construção. Porém, é importante ficar atento a alguns detalhes deste tipo de concretagem, pois ela requer alguns cuidados especiais para que nenhum problema aconteça.

Quando este tipo de concretagem é realizado sem a programação correta e sem seguir os padrões que garantam a sua eficiência, é muito comum que algumas manifestações patológicas apareçam, diminuindo a qualidade da construção.

Por isso, vale seguir a leitura e entender melhor o que é, quais são os cuidados necessários e também as principais diferenças entre a concretagem comum e a de grande volume.

O que é concretagem de grande volume?

A concretagem de grande volume, como o próprio nome já diz, é quando alguma peça estrutural necessita de uma grande quantidade de concreto. Este aumento da quantidade de massa faz com que os responsáveis pela aplicação e manutenção dos elementos estruturais realizem um controle tecnológico para evitar o aparecimento de fissuras e demais manifestações patológicas.

Veja os cuidados necessários no plano de concretagem

A seguir serão apresentadas as principais ações que devem estar presente no plano de concretagem:

  • Cuide da logística do canteiro de obra

Quando uma obra tem a necessidade de um concretagem com um volume maior, é preciso que as áreas de acesso estejam livres, pois a aplicação é contínua e não pode ser interrompida.

Deve-se também ter uma preocupação com os equipamentos de lançamento, como as bombas e vibradores. Eles precisam estar em locais de fácil acesso, além de possuir espaço suficiente para que eles possam ser transportados, assim como caminhos para que os caminhões possam transitar sem grandes problemas.

  • Verifique o clima da região

A verificação do clima da região é um cuidado muito importante, pois tem influência direta na qualidade do concreto. Em algumas etapas da concretagem, como as peças que ficam em contato direto com o solo, é recomendado que a temperatura da massa seja reduzida.

Nesses casos, por exemplo, é indicado que o início da concretagem ocorra na parte da manhã ou de madrugada. Mas é claro que tudo vai depender da região em que a obra está sendo executada.

  • Uso de gelo como forma de resfriar o concreto

Caso o clima não colabore para o resfriamento do concreto, ainda existem algumas técnicas que podem ajudar nesse processo. Uma delas é a adição de gelo na betoneira.

De modo geral, o gelo é inserido na central e misturado ao concreto durante o percurso que o caminhão faz até o local em que ele será lançado. A quantidade de gelo dependerá de alguns fatores, como a temperatura da região e tamanho da peça estrutural.

  • Medição de temperatura

A medição da temperatura deve ser feita em dois momentos. O primeiro é quando o concreto ainda está na concreteira. O segundo momento é quando o material está no caminhão e pronto para ser lançado.

Caso ocorra alguma irregularidade em relação à temperatura, será preciso agir para que um controle seja feito. Um exemplo, citado anteriormente, é a adição de gelo na betoneira.

  • Concretagem

Como explicado, a concretagem é contínua e por isso é preciso que tudo esteja organizado. Porém, durante o lançamento, é recomendado a realização de algumas paradas para a medição. Ao lançar cerca de 1/3 da quantidade presente no caminhão, é indicado que sejam retiradas algumas amostras para a realização de ensaios.

Elas serão usadas para testar a resistência à compressão, podendo medir também o teor de ar incorporado, o módulo de elasticidade e a massa específica.  

  • Monitoramento de calor e cura

O monitoramento de calor deve ser mantido durante a concretagem com o uso de termômetros. Eles são colocados em vários pontos da peça estrutural e a leitura acontece a partir de cabos que são ligados aos sensores de temperaturas.

Junto a esse procedimento, tem-se a cura. É preciso realizar a proteção do elemento estrutural e não se deve esquecer que concreto refrigerado pode ter um tempo de 8 dias para que a pega seja iniciada. Existem algumas maneiras de realizar a proteção durante a cura, uma delas é o uso de mantas geotêxteis molhadas constantemente.

Qual a diferença entre a concretagem comum e de grande volume?

Após a leitura do conceito e também dos cuidados necessários a serem incluídos no plano de concretagem, fica fácil entender a diferença entre a concretagem comum e a de grande volume.

Basicamente, a concretagem comum, apesar de também exigir o seguimento de padrões normativos, ainda é menos complexa.

Quando se aplica grandes volumes de concreto, é importante realizar todo um planejamento que inclui desde a liberação de acessos (logística) até o monitoramento da temperatura antes e após o lançamento do concreto.

Além disso, a presença de uma equipe técnica é indispensável para que todo o processo seja executado com eficiência.

Queveks
15/08/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!