| Queveks Fórmulas Concentradas
06/12/2021

Uma boa pintura requer muitos cuidados, pois esta etapa da obra, muitas vezes, fica exposta e além de melhorar a estética, ela precisa estar preparada para os agentes externos que podem trazer danos.

Desse modo, é importante que o construtor tenha alguns cuidados especiais na hora de pintar as paredes de uma edificação. Para ajudar nesse processo, separamos algumas dicas e boas práticas que podem ser aplicadas com o objetivo de fazer com que a pintura fique impecável.

Continue a leitura.

Qual a importância da pintura para a construção?

A importância da pintura vai muito além dos aspectos decorativos, que também são importantes em uma obra. Porém, é preciso ressaltar que este acabamento também serve para proteger o substrato e até higienizar o ambiente.

Além disso, muitas pinturas servem para harmonizar o ambiente em relação à temperatura e também como forma de sinalização, identificação e isolamento dos ambientes. Outros estudos também mostram que as cores utilizadas podem causar sensações diferentes nos usuários e melhorar a luminosidade.

Percebe-se então que esta etapa é de extrema importância para uma entrega de obra segura e de qualidade, sendo indispensável que ela seja executada seguindo alguns critérios e padrões para garantir a eficiência.

Quais são os principais materiais utilizados?

Para que uma parede seja pintada com qualidade, é preciso que alguns materiais básicos estejam presentes. Vamos conhecer cada um deles:

  • Rolo de pintura: é a principal ferramenta do pintor. O rolo será o material que tocará na tinta e também na superfície, sendo fabricados com lã natural e sintética.
  • Trincha: é utilizada como uma ferramenta de finalização, dando apoio para pequenas correções e pinturas em locais pequenos e de difícil acesso com o uso do rolo.
  • Pincel: algumas pessoas não diferenciam pincel de trincha, porém, é possível dizer que a diferença está em seu formato, sendo indicados para acabamentos mais finos de pintura.
  • Bandeja ou caçamba: este objeto serve como apoio para o rolo, onde o pintor pode passá-lo de forma eficiente, distribuindo a tinta uniformemente.
  • Materiais de proteção: os equipamentos de proteção individual e coletivo também devem fazer parte dos materiais básicos para uma boa pintura. Eles protegem o trabalhador tanto de possíveis acidentes quanto de problemas respiratórios causados pela inalação da tinta.
  • Lixa: ela será utilizada no preparo da parede para o recebimento da tinta, removendo imperfeições e deixando a superfície pronta e aderente para a pintura.

 

Etapas e cuidados essenciais para uma bora pintura

Uma pintura bem executada agrada aos olhos e também consegue proteger a construção. Assim, serão apresentados alguns cuidados essenciais e básicos que toda obra deveria seguir quando estiver nesta fase.

Veja:

  • Proteja todo o local em que a pintura será aplicada

Antes de iniciar qualquer etapa da pintura, é importante que o ambiente ao redor esteja protegido. As tintas, de um modo geral, podem apresentar alguns componentes que danificam móveis, pisos e demais peças e objetos que estiverem por perto.

Em obras novas e próximas de serem entregues, o indicado é que o piso seja todo protegido, pois assim diminui o trabalho de limpeza após a pintura. Agora, em edificações já construídas e em uso, o correto é cobrir todos os móveis e, quando possível, retirar tudo do local.

  • Faça uma limpeza das paredes

A pintura será mais bem aplicada em superfícies limpas e longe de resíduos. Dessa forma, é preciso fazer uma limpeza geral, retirando os excessos, sujeiras, pregos e qualquer outro elemento que possa inviabilizar a pintura.

Uma vassoura e uma lixa podem ser utilizadas durante esse processo. Após a limpeza, outras imperfeições que também precisam ser corrigidas ficarão mais aparentes e os ajustes podem ser feitos.

  • Elimine as imperfeições aparentes

Com uma visão mais clara após a limpeza, as imperfeições, como explicado, ficarão mais visíveis. As trincas, fissuras, mofos e demais anormalidades devem ser resolvidas antes de colocar a tinta.

Nesse momento, a utilização de uma massa corrida será uma ótima aliada na correção desses problemas. No caso do mofo, pode ser aplicado água sanitária para tentar acabar com o problema, porém, é preciso ficar atento, pois se existe este problema, é possível que a obra esteja com alguma infiltração que precisa ser resolvida o mais rápido possível.

  • Utilize os produtos da Queveks para otimizar o processo e o resultado

A Queveks é uma empresa voltada para a fabricação de produtos que otimizam os processos construtivos. Um dos focos principais é a entrega de produtos que melhora a impermeabilização dos ambientes.

Sabemos que antes do acabamento de tinta, temos o chapisco, emboço e reboco. Eles são essenciais para que a pintura consiga ser aplicada em uma superfície lisa, impermeável e aderente.  

Contribuindo para suprir essas necessidades temos o Veda Reboco. Ele consegue impermeabilizar a massa de reboco e eliminar trincas e fissuras. A sua utilização faz com que as etapas de regularização que precedem a pintura sejam mais rápidas. E tem mais, além de impermeabilizar, 1L do Veda Reboco equivale a 80kg de cal.

Conheça mais sobre o Veda Reboco e agilize e aumente a qualidade da sua obra.

Queveks
06/12/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!