Queveks Fórmulas Concentradas
13/11/2020

O concreto é um dos elementos mais utilizados dentro da construção civil e a sua ampla utilização, está ligada a grande resistência e também a sua facilidade de aquisição.

A sua melhor trabalhabilidade e durabilidade em relação aos demais elementos construtivos existentes tem relação com a sua composição, que consegue unir quatro elementos essenciais (cimento, areia, pedras britadas e água) para que ele consiga ser utilizado em quase todo tipo de construção. 

Assim como existem uma grande diversidade de sistemas construtivos e também variáveis na hora de executar e planejar uma obra, o concreto também pode assumir algumas características diferentes, adaptando, através da adição de resinas, aos diversos cenários existentes.

O concreto impermeável é um bom exemplo dentre os tipos existentes e é sobre ele que o presente artigo irá tratar. Mostrando as suas características e também a importância da sua utilização.  

Qual a diferença entre concreto impermeável e não impermeável?

Como apresentado, o concreto é bastante resiliente e capaz, através da adição de resinas, passar por processos de adaptações aos diversos tipos de ambientes e obstáculos construtivos. Para entender a diferença entre os dois tipos, será preciso explicar, separadamente, cada um, mostrando também a importância da utilização deles.

  • Concreto não impermeável

O concreto não impermeável apresenta a composição base e tem características permeáveis, ou seja, é comum que a água, com o passar do tempo, penetra nas camadas interiores do concreto, deixando-o suscetível  ao aparecimento de muitas patologias que podem colocar em risco a segurança e durabilidade da construção.

  • Concreto impermeável

O concreto impermeável, como o próprio nome diz, recebe em sua composição a presença de uma resina que irá reagir com os elementos bases, fazendo com que o resultado final seja um material mais resistente aos possíveis danos que a penetração da água pode causar.

É importante lembrar que a escolha dependerá do projeto, pois através dele é que as principais finalidades construtivas serão definidas.

Produção do concreto impermeável

Mesmo apresentado muito mais benefícios do que o não impermeável, o seu preparo continua sendo simples, acrescentando apenas a adição do produto que irá intensificar a impermeabilização.

A resina escolhida será ponto primordial para que o resultado final fique favorável ao projeto, por isso é importante escolher produtos que realmente apresentem um bom histórico de utilização e que atenda as necessidades construtivas.

O Veda Concreto, produzido pela Queveks, será o produto ideal para que a resistência direcionada para a impermeabilidade seja intensificada na medida certa, trazendo muito benefícios para o construtor.

O que é Veda Concreto e como ele pode ser útil para a sua construção?

Como já apresentado, o Veda Concreto é uma resina produzida pela Queveks, empresa brasileira com mais de 33 anos de atuação no mercado da construção civil, onde a principal função do produto é fazer com que a mistura final do concreto apresente a característica de impermeabilidade.  Mas as suas funções vão além, confira agora a lista de benefícios que o Veda Concreto pode trazer para a sua obra:

  • A impermeabilização é feita com economia sem perder a qualidade do resultado final da mistura;
  • Ajuda na plasticidade do concreto, sendo fundamental para que a trabalhabilidade do mesmo seja facilitada;
  • Não apresenta características tóxicas, corrosivas ou inflamáveis;
  • Produto apresenta fácil aplicação, podendo ser utilizado por todos durante a execução da obra.

Como aplicar o Veda Concreto?

O produto possui uma grande versatilidade, tendo como prova a sua capacidade de adaptação aos diversos locais onde exista a necessidade de o concreto impermeável ser utilizado, tais como: lajes, alicerces, piscinas, reservatórios e outros.

A sua aplicação é bem simples e, como já citado, pode ser feita por qualquer pessoa, bastando seguir as instruções indicadas na embalagem dos produtos. Veja a seguir os passos bases para que uma boa mistura aconteça:

  • Primeiramente deve misturar o Veda Concreto na água, antes da adição dos demais componentes.
  • Feito o primeiro passo, adicione os outros elementos bases para o preparo do concreto;
  • Ficar atento ao fator água/cimento que não deve ultrapassar 0,55;
  • Utilize uma dosagem de cimento com o mínimo de 300 Kg/m³ de concreto, seguindo o traço 3:1;
  • Quando a utilização for em locais onde a pressão da água for grande, recomenda-se a utilização de uma dosagem mínima de 400 kg de cimento por m³ de concreto (Traço 2,25:1);
  • Cuidado com o excesso de água;
  • Utilizar a betoneira para bater os elementos por 3 minutos, no mínimo;
  • O processo de cura deve ser controlado, por pelo menos 7 dias, para que a secagem não ocorra de forma brusca;⠀⠀⠀

⠀⠀⠀

Para o melhor entendimento e complementação das características da resina em questão, é importante saber que o Veda Reboco é um produto 2 em 1, pois além de impermeabilizar o concreto, ele irá diminuir o fator água/cimento, aumentando também a sua resistência.

Diante de todas essas informações, está claro que a utilização do Veda Concreto será essencial para a proteção da sua obra contra as infiltrações e também para garantir a segurança aumentando a resistência do concreto.

Para saber mais sobre o produto Veda Concreto e também sobre os demais produtos da Queveks, basta clicar aqui e você poderá encontrar muito mais informações sobre os benefícios que essas resinas podem trazer para a sua construção.

 

Queveks
13/11/2020 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!