Queveks Fórmulas Concentradas

A construção completa de uma obra requer que todas as etapas construtivas sejam executadas de forma segura e eficiente. Dentre elas, pode-se destacar a fundação, que são estruturas essenciais para que a construção possa suportar as cargas dos demais elementos construtivos.

Existem diversos tipos e a definição será feita através da análise de alguns fatores, tais como: tipo de solo, cargas atuantes e tipos de construção. A disponibilidade de materiais e mão de obra da região também poderá interferir na escolha, lembrando sempre que a definição deverá ser feita por um profissional qualificado.

Para entender melhor sobre a importância de uma fundação, o presente artigo irá explicar o conceito, mostrar os principais tipos e também apresentar uma resina que pode ser utilizada para realizar a otimização dos processos.

O que é fundação?

A fundação, como já comentado, é uma das etapas mais importantes dentro de uma construção. A formação dos elementos físicos, de uma forma geral, dará início a partir dela. A sua execução tem a necessidade de seguir as especificações do projeto, não fugindo dos padrões normativos, pois qualquer erro nesta etapa, pode gerar muitos problemas nos passos seguintes.

As etapas iniciais tem início desde o projeto, que será definido após um estudo de solo e análise do projeto arquitetônico, identificando assim, qual o tipo melhor se encaixa dentro da obra em questão.

A fundação será o principal ponto de contato entre a construção e o solo, por esse motivo, o estudo do tipo de solo deve ser uma prioridade. Basicamente, existem duas categorias de fundação, superficiais ou rasas e as profundas, mas é claro que cada tipo terá ramificações com diferentes modelos estruturais.

Quais são os tipos existentes?

Os tipos existentes estão dentro das categorias citadas anteriormente, então, para entender melhor, veja quais são os principais tipos em cada uma delas.

Fundações superficiais ou rasas:

  • Sapatas

A recomendação para a utilização das sapatas acontece quando o solo apresenta uma boa capacidade de carga logo nas primeiras camadas do solo. Elas irão absorver as cargas da edificação e passar para o solo, sem a necessidade de possuir uma grande área de contato.

Ela pode ter uma base quadrada, trapezoidal ou retangular, podendo ser encontradas em diferentes tipos, sendo eles: sapata isolada, sapata corrida, sapata associada e sapata com viga alavanca, onde cada uma irá apresentar a distribuição de cargas ideais para o tipo de projeto definido.

  • Blocos de fundação

Os blocos possuem o mesmo princípio de funcionamento das sapatas, porém eles são formados por blocos de concreto não armados. A não utilização da armadura se dá pela sua dimensão quadrada, que é capaz de absorver as tensões de tração atuantes.  Por ser também uma fundação superficial, a área de contato será nas camadas superiores do solo.

São amplamente utilizados em obras de pequeno e médio porte e a ausência de armação, faz com que uma economia seja gerada. É de extrema importância que a sua locação seja feita da forma correta, evitando assim a excentricidade.

  • Grelhas

Este tipo ainda é pouco utilizado no Brasil. A sua formação se dá pelo conjunto de vigas que fazem interligações com os pilares da construção. Dessa forma, as cargas dos pilares serão distribuídas de forma linear ao solo. 

  • Radier

O Radier é considerado um tipo de fundação indicada para solos que não possuem boa capacidade de carga superficial. Ele terá uma grande área de contato com o solo, fazendo com que as cargas sejam distribuídas.

Basicamente, ele formará uma laje espessa de concreto armado, sendo ideal para obras que utilizam a alvenaria estrutural como método construtivo.

Fundações profundas:

  • Estacas

Apesar da estaca ser uma ramificação dos tipos de fundações profundas, ela também irá possuir algumas variações, tais como: aço, concreto e madeira. A sua resistência será fornecida tanto pela ponta quanto pela superfície lateral. Lembrando que também podem existir casos onde exista a necessidade de a resistência ser causada pelos dois pontos citados.

A sua execução pode causar vibração, então é preciso fazer um estudo da vizinhança, para avaliar os possíveis impactos que ela pode causar. Elas também podem ter outros tipos de variações além dos materiais, como já mostrado, sendo: estacas pré-moldadas e estacas de concreto moldadas in loco.

  • Tubulões

Os tubulões são muito utilizados em grandes obras, como pontes e viadutos. A sua função é transferir as cargas da edificação para as camadas mais profundas, onde foi encontrada, depois de um estudo de solo, uma maior resistência.

Eles podem ser classificados de acordo com o método escolhido para a escavação, podendo ser: tubulão a céu aberto e tubulão com ar comprimido, onde o último é utilizado quando existe a presença de água.

  • Caixão

Devido à sua dificuldade de execução, a fundação profunda tipo caixão é incomum de ser utilizada. Ela possui um formato de prisma e será concreta fora do local onde ela será utilizada, sendo colocada, posteriormente, por meio da escavação.

O processo é feito por meio de máquinas pesadas, caras e, muitas vezes, não estão disponíveis na região onde a obra está sendo executada. Ela é utilizada na construção de pontes, barragens viadutos e outras grandes obras.

Conheça o Veda Concreto e veja suas características

Como explicado em todo o artigo, a fundação deve ser bem executada e atingir bons níveis de resistência. A Queveks possui uma linha de resinas que são capazes de otimizar diversos processos construtivos, incluindo as etapas que fazem parte da fundação.

Para melhor explicar, veja a ação do Veda Concreto quando misturado aos elementos que compõe o concreto:

  • Economia de materiais;
  • Aumenta a impermeabilização da peça estrutural;
  • Reduz o fator água/cimento;
  • Aumenta a resistência.

Os itens citados são essenciais tanto para o preparo do concreto quanto para a durabilidade da estrutura A diminuição do fator água/cimento irá proporcionar um aumento na resistência e, juntamente, com uma impermeabilização otimizada, a estrutura da obra ficará muito mais segura.

Para conhecer mais produtos que podem otimizar os processos da fundação e também das demais etapas construtivas, clique no link a seguir: produtos Queveks. Priorize sempre a escolha de bons materiais, para que a boa qualidade da obra seja mantida.

Queveks
Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!