Queveks Fórmulas Concentradas
25/11/2020

Todos os processos e materiais que envolvem a construção civil, devem ser executados e preparados para que toda a obra mantenha a qualidade e a segurança. Para que isso ocorra, a escolha da mão de obra e também das técnicas utilizadas, devem sempre seguir um protocolo técnico durante as etapas.

A argamassa está presente em diversas fases da construção, por esse motivo, ela merece uma atenção especial para que os passos subsequentes não sejam afetados. A construção civil está em constante movimento e a cada dia que passa, uma nova solução é apresentada para que as fases construtivas possam ser otimizadas.

Seguindo esse pensamento e tendo como foco a importância que a argamassa apresenta para a construção, o presente artigo irá apresentar a definição básica sobre os materiais utilizados no preparo da argamassa para nivelamento. Veja também um passo a passo sobre a nivelação da mesma e ainda conheça um produto que irá facilitar bastante esse processo.

Conceito básico: o que é argamassa?

A Norma Brasileira NBR 13529 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) apresenta a definição da argamassa da seguinte maneira: “uma mistura homogênea de agregado(s) miúdos, aglomerante(s) inorgânicos e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento”.

A sua principal função será a criação de aderência entre os materiais, dando suporte e segurança para que eles possam se tornar materiais duráveis. A sua variedade faz com que ela consiga ser utilizada em várias etapas da obra, como já falado, podendo auxiliar nas seguintes áreas: assentamento, rejuntamento e revestimento.

Se você quer entender um pouco mais sobre as características da argamassa, temos um outro artigo com mais detalhes sobre a sua composição, tipos e formas de aplicação. Basta clicar aqui

Argamassa para nivelamento: o que é e quais as principais vantagens

A argamassa para nivelamento é a mistura utilizada para que as superfícies que apresentam necessidade de nivelamento, sejam ajustadas. Ela faz com que os acabamentos possam apresentar resultados mais favoráveis e esteticamente bonitos.

As vantagens da sua escolha estão ligadas diretamente ao que foi falado, podendo acrescentar os seguintes itens:

  • Geralmente elas apresentam grande versatilidade;
  • Alta resistência mecânica;
  • Aspectos visuais melhorados;
  • Alto desempenho;
  • Otimização de tempo em relação à atividade que será realizada logo após a sua aplicação.

Lembrando que para que ela consiga fornecer todos os pontos positivos apresentados, é importante que a resina utilizada seja de qualidade, como a que iremos apresentar nos itens abaixo. Continue a leitura.
 

Como aplicar a argamassa para nivelamento? Processo completo

A argamassa própria para nivelamento tem bastante utilidade no contrapiso, servindo diretamente para resolver as imperfeições que são bastante comuns. Partindo disso, o processo apresentado será baseado neste tipo de aplicação, mostrando nitidamente como ela pode ser útil para este processo. Confira:

  • Preparação da superfície

Será necessário retirar todo e qualquer tipo de impedimento físico que a superfície apresentar. É comum, em pisos mais antigos, que a dificuldade durante a preparação seja maior. Nesses casos, o ideal é a utilização de ferramentas que irão facilitar e agilizar o trabalho.

  • Limpeza dos resíduos gerados pela preparação

Após a primeira etapa da preparação, é comum que o local apresente resíduos decorrentes da eliminação das imperfeições grosseiras, então mais uma limpeza deverá ser feita antes da aplicação da argamassa. Lembrando que óleo, graxa ou tinta, também deverão ser retirados.

  • Realizar as vedações necessárias

Após toda a superfície limpa, chegou o momento em que a vedação dos poros seja feita. Nesta etapa é comum a utilização de seladores, garantindo que a superfície fique unificada, sem poros, e também para que uma boa aderência entre o piso e a argamassa aconteça.

  • Definir o nível

A definição do nível será baseada de acordo com o desnível local. Deverá mapear todo o ambiente para entender quais são os pontos com maiores desníveis e definir a espessura ideal. A utilização de nível a laser irá facilitar bastante o trabalho.

Sendo feito esta definição, inicia-se o processo de demarcação seguindo a espessura definida. Não se pode esquecer que as juntas de dilatação ou movimentação também devem ser demarcadas.

  • Aplicação da argamassa niveladora

Feito toda a preparação inicial apresentada, a argamassa deve ser preparada para a aplicação. A mistura, com a adição da resina, deverá ser feita seguindo todas as orientações do fabricante, podendo ser misturada de forma manual ou então mecânica.

Quando ela apresentar um aspecto homogêneo, a aplicação terá seu início. Todo o espalhamento deve seguir o nível estabelecido, tendo a preocupação de que todos os espaços estejam devidamente preenchidos.

Conheça o autonivelante SS3 Queveks

Visando uma melhor aplicabilidade e aumento dos benefícios da argamassa autonivelante, a Queveks desenvolveu uma resina que garante a qualidade nos resultados. Veja as suas principais características e entenda como ela pode ser uma ótima aliada para a sua obra:

  • Aumenta a fluidez da argamassa, melhorando a sua trabalhabilidade;
  • Melhora a plasticidade da mistura;
  • Redução do fator água/cimento, aumentando a resistência final;
  • Aumento da coesão e diminuição da exsudação;
  • Melhora o isolamento térmico e acústico;
  • Não apresenta características tóxicas.

A sua aplicação é feita de uma maneira bem fácil e intuitiva. Após a mistura dos agregados, o construtor irá adicionar a dose recomendada do autonivelante SS3 e misturar por cerca de 10 minutos. A cura úmida deverá seguir o mínimo de 3 dias de espera, para que a secagem seja feita no tempo certo.

Se você quer conhecer mais sobre o autonivelante SS3, basta clicar aqui.

Queveks
25/11/2020 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!